Economia


Projeto de inclusão digital de Piraí vira modelo para o mundo


Técnicos da Coréia do Sul, Índia, Cabo Verde, Colômbia, África do Sul e Camboja visitam Piraí após reportagem na revista americana Neewsweek; interesse surgiu pela repercussão em encontro organizado pela ONU

Piraí

Bastou uma reportagem na revista americana Neewsweek - uma das publicações mais conceituadas do planeta – para projetar o modelo de inclusão digital de Piraí para o mundo. Após a matéria, representantes de áreas tecnológicas de diversos países quiseram conhecer a cidade. Na quinta-feira, dia 6, um grupo formado por 31 representantes estrangeiros visitou Piraí conhecendo instalações e o funcionamento do projeto.

A delegação era formada por técnicos da Coréia do Sul, Índia, Cabo Verde, Colômbia, África do Sul e Camboja, entre outros países, que participaram do Encontro Global de Interoperabilidade entre Governos, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 6 de maio. O Projeto Piraí Digital levou a cidade brasileira a receber o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo) e recebeu chancela da Unesco por democratizar o acesso à comunicação e à informação.

O Encontro foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e pelo Ministério do Planejamento, com o objetivo de discutir e compartilhar esforços para efetiva interação e integração de informações, serviços e sistemas entre instituições públicas e entre estas e os cidadãos.


Motivo de orgulho

Representante do Ministério do Planejamento do Brasil, Cláudia Mesquita disse que a visita foi organizada a pedido dos próprios participantes do Encontro, que demonstraram enorme interesse em conhecer a experiência de Piraí na área de inclusão digital e de educação, tem do em vista a repercussão internacional do que está sendo feito no município.

“Essa visita é motivo de enorme satisfação e também de orgulho para nós piraienses. Receber em nossa cidade técnicos de renome de vários países interessados em conhecer o nosso projeto digital é uma notícia maravilhosa. Isso mostra o quanto o nosso trabalho está despertando o interesse, até no exterior, e nos motiva a trabalhar mais e melhor interior”, afirmou o prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca).

Seu nome:
Seu-email:
Nome do amigo:
E–mail do amigo:
 
 
Você economiza água

Sim