Tempo Real


Prefeitura de Angra fecha parceria com Senai e BrasFels e oferece cursos profissionalizantes para jovens

Mais uma ação foi realizada pela Prefeitura de Angra dos Reis no sentido de qualificar a mão-de-obra local, especificamente a dos jovens, para disputar o mercado de trabalho, com as oportunidades que estão surgindo em petróleo e gás e construção naval. Na segunda-feira, 21, aconteceu a cerimônia simbólica da aula inaugural do Curso da Unidade Senai/AR no Centro de Formação Profissional Leonardus Van Stëijn, em Jacuecanga. Estiveram presentes a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, o subprefeito da Região 3, Moisés Nunes Alencar, e representantes do Senai/Firjan, Iran de Oliveira e Carlos Roberto Garcia.

A prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, estabeleceu uma parceria entre o BrasFels e o Sistema Senai/Firjan, visando a seleção de candidatos para o preenchimento de 20 vagas para cursos profissionalizantes. São 10 vagas para o Curso de Encanador Industrial e 10 vagas para o Curso de Soldador de Estruturas Metálicas, que serão ministrados na escola do BrasFels.

As vagas foram destinadas a jovens, de acordo com os seguintes requisitos: estar em situação de vulnerabilidade social, possuir o 9º ano de escolaridade completo, ter idade entre 18 e 22 anos, e apresentar a documentação necessária. Dos 100 candidatos inscritos, somente 93 cumpriram os requisitos estabelecidos.

Diante das características das vagas disponibilizadas, a Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação solicitou o apoio da Secretaria de Ação Social para divulgação e seleção dos candidatos. As inscrições foram realizadas de 1º a 10 de setembro mediante carta de apresentação da Secretaria de Ação Social, e as provas de seleção foram aplicadas no dia 14, no Centro de Formação Profissional Leonardus Van Stëijn.

Os primeiros 20 jovens classificados no processo seletivo serão contratados como jovens aprendizes pelo Estaleiro BrasFels, atendendo a Lei de Aprendizagem (Lei Nº 10097/2000) e receberão os seguintes benefícios: salário de R$524,00, tíquete-alimentação no valor aproximado de R$160,00, vale-transporte e plano de saúde. Além desses benefícios, os contratados receberão almoço, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI).

Os cursos, que terão uma carga de oito horas diárias, começarão no dia 1º de outubro, com o término previsto para o dia 30 de março de 2010.

-Esta é mais uma parceria da Prefeitura de Angra objetivando a formação e qualificação profissional de nossa população e a geração de empregos no município-disse a secretária Luciane Rabha.

A implantação da uma escola do Senai em Angra objetiva a educação e qualificação profissional da população em geral. A grande expectativa é a geração de empregos que acontecerá com o recrutamento dessa mão-de-obra qualificada pelas empresas.

Seu nome:
Seu-email:
Nome do amigo:
E–mail do amigo:
 
 
Você economiza água

Sim